Hoje eu acordei de ressaca às três da tarde, me arrastei da cama e cheguei às quatro na escrivaninha. Caos. O badaladíssimo CICLONE EXTRATROPICAL tacou um puta vento forte em São Paulo, que é onde minha casa dorme toda noite de janela aberta. Papel voado, lixo virado, caneta em tudo quanto é canto. Agacho pra catar do chão um saco de Popeyes e suspiro; que alívio. Tudo exatamente como eu deixei.
Mesmo com a ameaça do ciclone superada, agosto é sempre foda. Pelo menos em março as férias acabam com o ano ainda começando— aquele brilho de coisa nova saindo da embalagem. O que será de 2023…. pode ser qualquer coisa! O mundo nos aguarda!! Em agosto o qualquer coisa já não virou porra nenhuma, os dois meses de férias agora são vinte dias e você sai do recesso igual quem sai de uma batida de carro. Toda mal-ajambrada, desorientada, toda fudida.
Pra dar um jeito no emocional, essa semana eu experimentei uma atividade relaxante diferente todo dia, começando pela segunda.
segunda
Impressionante como sempre tem um novo maluco a ser encontrado no youtube—igual quando sai no jornal que acharam mais quarenta espécies de besouro rola-bosta na amazônia. No meu caso, o rola-bosta da vez é vídeo de organização da geladeira.
“Organização - como organizo minha geladeira com organizadores”
Eu adoro essa coisa de tirar o ovo da caixa que ele veio e botar em uma outra caixa que, pra todos os efeitos, é igual à anterior. Fica bonito?, Fica!, mas é uma beleza sem charme, pq cê olha e só vê o esforço. Caramba, ela botou um por um aí dentro. Nada contra! Eu também teria uma relação ritualística com o mercado do mês se fosse maluca, o que por sorte eu sou. Caixa de ovo da Shopee a caminho.
terça
Trocar a capinha e a película do celular é a maneira mais barata de sentir que você comprou um novo, mas não seria muito relaxante tirar meia hora do meu dia pra isso. (Ainda que assistir o atendente estilhaçar a película pra botar uma nova no lugar seja uma espécie de conteúdo relaxante sob encomenda.)
Então o que eu fiz foi mexer nele por dentro: troquei o teclado branco padrão por um cor de pêssego todo arredondado. Mais difícil se estressar respondendo mensagem quando você sente que tá digitando num nintendo DS.
quarta
Não sei como o perfil da Ana Cartazista não estourou ainda, mas se falta dois dias é muito. A mulher é foda. Olha essa linha retinha à mão livre! A CEBOLAᶜᵒᵐᵘᵐ! Assistir a Ana trabalhando me bota no mesmo transe de uma galinha olhando um risco no chão. E o mais gostoso é que, ao contrário daqueles reality de soprador de vidro, o produto final é tão bonito quanto o processo. Não sei que cebola é essa de 5,49 o quilo mas das mãos de Ana Cartazista eu aceito tudo.
quinta
Quinta eu descobri que esse semestre tem três feriados na quinta: 7 de setembro, 12 de outubro e Finados. Um por mês. Então eu tranquei metade da minha grade do semestre pra pegar mais matéria na quinta — uma decisão de efeito tão relaxante que até quem já se formou devia tentar viver esse momento.
Infelizmente eu me dei conta que esse é o último semestre dos DEZ que eu passei na graduação e até hoje eu nunca tinha tentado alinhar a grade com os feriados, o que trouxe todo o estresse de volta. Acontece.
sexta
Sticky Business é um joguinho muito fofo sobre criar e vender adesivo. (Não é publi. Eu tenho a cadência natural de uma influenciadora de instagram.) Você mesmo monta os designs, imprime e leva ao correio, e pra um jogo tão simples até que ele te dá bastante liberdade. Cê pode encher a caixa de isopor e papel colorido pra embrulhar um único adesivo, atrasar encomenda e tomar esporro do cliente, farmar elogio mandando um docinho junto…
Quanto mais dinheiro e likes você ganha, mais coisa cê pode desbloquear no Criador de Adesivos. Eu joguei até conseguir todas as plantinhas e animais, e aí percebi que tava jogando há 3h em dia útil. Chegou a subir a pressão. O único jeito de voltar a relaxar foi decidir falar do jogo aqui no blog. Aí toda vez que eu me sentia culpada eu pensava “é trabalho… é trabalho…!”
sábado
Exausta do empreendedorismo, meu sábado foi mais passivo. Voltei pro youtube e fui ver o Pedreiro em Ação.
Uma coisa que eu gosto muito no youtube é vídeo de TINY HOUSE, aquelas kitnet americana que os caras socam gaveta em tudo. Gaveta na cama, gaveta no sofá, gaveta maior com uma gavetinha pequena dentro. Aí vai lá o canal filmar eles mostrando quanta gaveta coube na casa.
Mas no geral me incomoda esse distanciamento da realidade brasileira, que é não ter porra de gaveta nenhuma e inclusive nada pra guardar na gaveta se tivesse. Graças a deus o algoritmo me recomendou o Pedreiro em Ação. O protagonista e narrador do canal é um pedreiro baiano que posta dicas de assentamento de piso, concretagem, e até uns vídeos mais lifestyle.
Esse vídeo aí de cima é ele contando como montou a casa 5x5 da irmã, e me relaxa muito ver esse homem abrir a porta do banheiro falando “olha que coisinha legal!”. Mas o que eu mais gosto é que eu tenho o mesmo hobby de não só comprar coisa usada como ficar passeando pela casa apontando tudo que é usado. Qualquer amigo meu que chega aqui em casa e comenta do móvel azul já ouve que eu achei ele na internet por cem reais. E na loja é mais de mil…!
domingo
respostas
Falando em dar tempo, hora de responder o telegram.
É errado julgar sua irmã por uma coisa muito errada que ela fez? Ela namora um menino muito bonzinho faz três anos e traiu ele na choppada da med. Disse que ficou arrependida mas não vai contar e ficou com raiva que eu aconselhei contar pra ele. Fiquei bem puta que agora eu preciso fingir que não sei de nada. Como lidar com isso? (G. D.)
Bom, o jeito mais fácil de lidar com isso é percebendo que o problema não é seu. Vamo começar por aí. Mas eu te entendo! A melhor parte de ser uma boa pessoa é poder julgar os outros quando eles não são. Por isso que a mina que se apaixonou pelo Alface do bbb é psicóloga. Casa de ferreiro espeto de pau.
leila, vc viu a mãe tendo que explicar pro filho porque papai do céu nao ajuda quando o mundo explode e as pessoas ficam doentes? como estudante de teologia o que vc pensa sobre isso? (B.)
Eu gosto quando as pessoas me perguntam se eu vi tal coisa. Como se eu não passasse o dia inteiro no celular. Gentileza sua. No caso eu vi sim esse vídeo aí e não entendi o povo achar que a mulher se fudeu tentando converter a criança, quando claramente ela operou uma manobra reversa pra speedrun o ateísmo do filho.
Tendo dito isso, vamos supor que ela queria sim catequizar o moleque. Aí ela se fudeu. Metade da história da filosofia é gente tentando, e não conseguindo, responder esse tipo de pergunta. O mais perto que alguém chegou foi quando Spinoza disse que tudo que existe é Deus, porque daí é simples dizer que não tem nada de errado em deixar gente morrer e explodir, se é Ele mesmo que tá explodindo e morrendo. Só não sei se é uma boa ideia falar pra uma criança de cinco anos que ela é Deus encarnado.
Talvez seja o caso de apelar pra tática de um professor meu. Toda vez que alguém pergunta alguma coisa em aula ele responde “hmmm. O que você acha?” e deixa a pessoa responder. Perfeito. Hmm-O-Que-Você-Acha? é a ferramenta ideal pra manter a aparência de sabedoria — quanto MENOS você entende de um assunto, MAIS sábio você fica. O segredo é ir variando a pergunta pro garoto não perceber.
Não gostou da resposta? Deixe um comentário contando o que você diria no meu lugar!
Laurinha, me ajuda, eu sou muito feia. Não consigo mais me olhar no espelho. Sério. Me ajuda (S.)
O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos. Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. O criador do espelho envenenou a alma humana…
— Fernando Pessoa
(poeta português, homem feio)
uma atividade relaxante que gosto é assistir vídeos de pessoas reformando móveis usados que elas compraram baratinho
aí eu penso putz um dia vou comprar um móvel baratinho e reformar e aí eu nunca faço isso
é muito gostoso
laura obrigado pela informação que teremos três feriados em quintas. aumentou um pouco minha expectativa de vida